terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Sigam a Estrela…venham ver o Presépio da Trindade!

 

Pedimos à D. Mariana Lopes, que nos deixasse partilhar um pouquinho das conversas que temos tido a propósito do LIVRO.
Ela deixou... Mostrou-nos o LIVRO que recebeu de família e enquanto o folheava e falava do mistério que ele encerra, vão entrando na conversa e no salão, as pessoas que com ela dão corpo a uma das mais genuínas manifestações culturais do Baixo Alentejo: o Presépio da Trindade.
Pela porta vão entrando, bem protegidos do frio, os personagens que fazem a história: a Nª Senhora, o tonto Cosme, Gabriel, Soldados, o pastor alarve, os Centuriões, o poderoso Herodes, os Reis Magos - sentam-se em torno da mesa, com camilha improvisada, à espera de serem chamados para entrar em cena.
Disse-nos quem sabe: que o Auto é único, que no concelho de Beja também se fez em S. Matias e em Santa Clara do Louredo (Boavista), que não se apresentava já há alguns anos.  
Na próxima sexta - feira, quando derem as 21.00H, estaremos de novo na Trindade, desta vez a assistir à apresentação. Estaremos torcendo para que cada frase saia sem tropeço e tudo corra melhor do que imaginaram os que, nas últimas semanas, o ensaiam no salão do Centro Paroquial da Trindade.
Para lá chegar, basta entrar na aldeia, sempre a direito, até que o branco e a escadaria da igreja, prendam o olhar. Venham bem agasalhados, a noite vai estar fria. Desde o princípio dos tempos que os Reis chegam sempre nas noites frias.
Cheguem cedo para não perderem… a abertura cantada pelos homens, o correr titubeante do pano de cena, os versos da Loa ditos por quem ainda sabe. Sigam a estrela e venham aquecer a Alma.
Obrigada pelo presépio D. Mariana.

Sem comentários:

Enviar um comentário